Aprenda a implementar a automação de marketing
Automação de marketing nada mais é do que o uso de tecnologias que simplificam processos, tornando as estratégias mais eficazes e escaláveis para o negócio.
Investir em marketing digital é algo essencial nos dias de hoje, uma vez que os consumidores estão conectados o tempo todo. Mas existem muitas tarefas que precisam ser colocadas em prática, o que manualmente é muito difícil.
Quando o empreendedor começa a pesquisar e entender o marketing digital, logo descobre a automação de marketing. Isso acontece porque existe uma grande quantidade de pessoas na internet e várias estratégias disponíveis.
Elas só terão qualidade e poderão impactar as pessoas certas se tudo for feito corretamente. Atualizar o blog institucional, criar um site com boa usabilidade, marcar presença nas redes sociais, interagir com o público e enviar e-mails são alguns exemplos.
Tentar fazer tudo isso sim uma ferramenta que vai auxiliar as estratégias pode colocar em risco sua efetividade. Trata-se de algo necessário para qualquer tamanho de negócio, assim, é possível alcançar potenciais clientes em larga escala.
Este texto vai explicar o que é automação de marketing, a importância da automação, tarefas que podem ser automatizadas, as ferramentas mais usadas nesse processo e como implementá-lo do jeito certo.
O que é automação de marketing?
Automação de marketing é o emprego de recursos tecnológicos que automatizam as estratégias, aumentando sua eficiência e escalabilidade. Ao mesmo tempo, eles conseguem estabelecer um relacionamento personalizado com os leads.
O termo se refere a qualquer ação realizada por meio da tecnologia, e entre as atividades estão o agendamento de publicações nas redes sociais, envio de e-mails e uso de chatbot.
Dentro de uma empresa, tudo deve ser feito para atrair o cliente, por exemplo, em uma loja de maquiagem, um expositor de acrílico organiza os produtos e consegue mostrá-los para os consumidores.
O marketing digital também precisa ser planejado, pois assim o uso dos recursos vai acontecer do jeito certo, inclusive quando se trata de interações automatizadas.
Mas quando se trata de automação, o processo não acontece pontualmente, na verdade, todas as ações são realizadas por meio dessas ferramentas, uma após a outra, dispensando interferências manuais.
Com isso, o negócio terá mais facilidade para gerar leads, nutrir os potenciais clientes, convertê-los e conquistar clientes novos. Depois de vender, a empresa também pode usar a automação para ativar os clientes, fazer recomendações e retê-los.
Importância da automação de marketing
O mercado exige que os negócios sejam competitivos, ágeis e alcancem bons resultados, e isso explica por que as empresas estão tão preocupadas em automatizar os processos internos.
Qualquer tipo de negócio, como um centro clínico veterinário , também precisa automatizar o marketing, e sua importância se explica por meio dos benefícios que oferece, como:
- Escalabilidade;
- Funil de vendas eficiente;
- Aumento da produtividade;
- Equipes integradas.
Escalar um negócio é fazê-lo crescer, aumentar suas vendas e conquistar clientes sem aumentar os custos. Por meio da automação, a companhia passa a investir em ferramentas, treinamentos e contratações.
Mas quando tudo está estruturado, o negócio não vai mais precisar fazer esses investimentos, pois as ações serão replicadas para uma quantidade maior de pessoas. O negócio vai gerar mais leads e vendas, sem envolver gastos.
O funil de vendas também é otimizado, visto que o negócio melhora o relacionamento com os consumidores, faz a abordagem no momento mais adequado e evolui os potenciais clientes automaticamente.
Essa é, portanto, uma forma de aumentar as vendas e aproveitar melhor os recursos. Como resultado, a produtividade da equipe também melhora, principalmente na hora de se relacionar com os leads e clientes.
Isso porque o mesmo e-mail pode ser enviado para diversas pessoas, por meio de disparos automáticos. Enquanto a ferramenta trabalha dessa forma, a equipe de marketing pode se dedicar a outras atividades.
Todas as tarefas da equipe de marketing de um fabricante de capa térmica para piscina sob medida serão concentradas em um único recurso. Os vendedores também podem acompanhar o andamento das atividades com a ferramenta.
Essas plataformas enviam alertas sobre as tarefas, acompanham a evolução dos leads no funil e ajudam a avaliar o desempenho da estratégia, consequentemente, a equipe se torna mais integrada.
O que pode ser automatizado?
Dentro de uma empresa, existem várias tarefas que podem ser trabalhadas com a automação de marketing. São elas:
Gerenciamento de relacionamento com o cliente
Independentemente da quantidade de clientes que uma empresa tenha, o gerenciamento pode ser muito eficaz com uma ferramenta de automação.
O software CRM foi desenvolvido para que a organização possa manter as informações de seus clientes e o histórico de compras, além de detalhes da interação entre eles.
Redes sociais
Uma empresa especializada em controlador de acesso noturno pode usar as redes sociais para se envolver com os consumidores e mostrar sua personalidade.
Com a ajuda de uma ferramenta de automação, o negócio pode agendar publicações e gerenciar os perfis nesses canais. Fica muito mais fácil interagir com o cliente e medir os esforços em relação às campanhas.
Nutrição de leads
Uma boa ferramenta de automação também permite aumentar as vendas e gerar leads com mais qualidade.
A personalização vai fornecer tudo o que o cliente precisa, enquanto o negócio vai desenvolver conteúdos que aumentam as chances de conversão.
E-mail marketing
A automação no e-mail marketing é muito importante já que ela poupa trabalho, ajuda a implementar uma estratégia assertiva e melhora o monitoramento das campanhas.
Os conteúdos enviados podem ser personalizados para alcançar consumidores específicos, bem como fornecer uma análise que ajuda a medir a eficácia das estratégias.
Ferramentas usadas na automação
Uma empresa de demolição industrial pode usar diferentes ferramentas de automação de marketing. Uma delas é a Hubspot, usada, principalmente, para automatizar marketing de conteúdo.
A empresa também pode mandar notificações internas, pontuar os leads e criar uma página específica para seus visitantes.
Outro recurso muito usado é o Sendinblue, ou Brevo, sendo muito fácil de usar e ótimo para criar e-mails altamente atrativos. Seu funcionamento se baseia em arrastar e soltar, sendo ideal para iniciantes.
O Leadlovers é focado no relacionamento entre a marca e seus clientes, e uma de suas funcionalidades é a hospedagem de domínios ilimitados e desenvolvimento de páginas personalizadas.
Como implementar a automação de marketing?
Para implementar a automação de marketing, primeiro a empresa precisa fazer um planejamento, definindo seus objetivos.
Ela precisa saber por que vai automatizar as ações, se pretende escalar as vendas, se as tarefas realmente não podem ser feitas manualmente, o que precisa automatizar e os produtos que quer vender.
Em seguida, uma autoescola especializada em aulas de volante para habilitados vai qualificar sua base de contatos, considerando informações essenciais sobre os leads, como localização, segmento de atuação e cargo.
Sabendo quem são os potenciais clientes que pretende impactar, a organização terá condições de iniciar a produção de conteúdos. Esses materiais são muito importantes para atrair pessoas interessadas e aprofundar seus conhecimentos.
Não se deve criar conteúdos aleatórios, muito pelo contrário, eles precisam ser guiados pela jornada de compra do consumidor e responder às dúvidas e necessidades das pessoas em cada etapa do funil de vendas.
Depois que os materiais estiverem prontos, a empresa vai contratar uma ferramenta de automação. É fundamental partir de uma visão geral sobre a estratégia e considerar o momento do negócio para fazer uma boa escolha.
O gestor de marketing de um fabricante de película antivandalismo PS12 também deve treinar e orientar a equipe para que os profissionais se familiarizem com o recurso e possam explorar suas possibilidades.
É necessário configurar os fluxos na ferramenta, ou seja, definir as dinâmicas, gatilhos e objetivos de cada fluxo, como os materiais por etapa de funil, sequência de e-mails e intervalo adequado de envio.
A partir disso, será possível tracionar a geração de leads para inserir oportunidades de vendas dentro do funil. A empresa vai tracionar a produção de conteúdos, otimizar as estratégias de SEO e criar landing pages.
Para uma escola que oferece aula de piano , isso é fundamental para atrair mais visitantes ao site e incentivar o preenchimento dos formulários.
Lembrando que é muito importante avaliar a automação de marketing para monitorar as ações realizadas dentro do funil.
As próprias ferramentas podem ser usadas para isso, mostrando indicadores de desempenho fundamentais para o sucesso.
Considerações finais
Hoje em dia, as empresas podem contar com diversos recursos tecnológicos para melhorar seus processos internos, e com o marketing não é diferente.
As plataformas de automação agilizam o planejamento, permitindo que o negócio consiga se comunicar e interagir com as pessoas com mais facilidade.
Cabe aos profissionais planejar todas as ações que serão realizadas e deixar a realização das tarefas a cargo das ferramentas.
Seja qual for o segmento de atuação da empresa, contar com a automação vai otimizar os investimentos em marketing e melhorar os resultados consideravelmente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.