BlogMarketingComo medir a eficácia da sua campanha de marketing digital?

Como medir a eficácia da sua campanha de marketing digital?

Uma boa campanha de marketing digital é o grande centro de qualquer negócio, se a sua empresa quer ter sucesso atraindo mais clientes, gerando reconhecimento para a sua marca, ganhando vantagem competitiva e consolidação no mercado, fidelizando consumidores e aumentando as vendas, então é crucial que a campanha de marketing digital seja bem feita. 

Com o grande uso da internet na atualidade, o marketing digital se tornou tão importante quanto o uso do aquecedor a gás digital em cidades com o clima mais frio durante o inverno, então é claro que é essencial caprichar em todo o seu desenvolvimento. Mas um dos grandes gargalos encontrados é que muitos se preocupam apenas com a sua execução e acabam deixando de lado seus resultados. 

É claro que uma campanha de marketing digital deve ser bem produzida, com um planejamento completo e muito bem desenvolvido, entretanto, é necessário se atentar a um fator crucial: na eficácia e resultados das campanhas. Muitas vezes, a campanha pode estar tendo um desempenho negativo, mas você não sabe como fazer uma análise sobre isso e acaba saindo no prejuízo. 

Saber mensurar a eficácia de uma campanha é tão importante quanto montar ela, pensando nisso, no texto de hoje vamos te mostrar com detalhes, como é possível medir a eficácia da sua campanha de marketing digital de forma inteligente, bora conferir? Então vamos lá!

Mensurar resultados: porque tão importante?

Saber o caminho aonde você está indo e o rumo que a sua campanha está tomando é fundamental para entender melhor sobre o que está dando certo ou errado, fazer potenciais ajustes, corrigir erros, replicar e escalonar qualidades, e seguir opções coerentes que sempre potencializam o seu negócio. 

Sem a medição de resultados é simplesmente impossível entender se aquilo que você está fazendo é bom ou ruim, o que está dando certo ou errado e o que precisa mudar ou ser replicado, com isso, você acaba perdendo dinheiro, tempo e recursos que podem causar prejuízos enormes para a sua empresa. 

É como se você entrasse em uma enorme estação de tratamento de efluentes sem um mapa, entrar em uma caverna no escuro ou se perdesse em uma floresta sem uma bússola, sem o rumo certo, dificilmente você alcançará os seus objetivos. Mas como então medir essa eficácia? Confira um pouco mais de como fazer isso de forma efetiva abaixo!

Defina seus objetivos da campanha

O primeiro passo para começar a medir a eficácia da sua campanha de marketing digital é definir quais são seus objetivos, cada campanha é única e possui objetivos e metas completamente diferente entre si, você pode criar algo voltado para a aquisição de leads, para gerar reconhecimento ou melhorar o alcance da marca, ou simplesmente vender seus produtos. 

Existem várias metas totalmente diferentes, então o primeiro passo é definir qual será a sua, coloque de forma explícita quais são seus objetivos e o que você espera da sua campanha, além do ponto central, como por exemplo, a geração de leads, define também números para te ajudarem na jornada. 

Estipule metas por exemplo, de gerar 500 leads a um custo de 1 real por lead, cada número e pequena meta importa para entender a eficácia, então anote tudo e monte sua organização de objetivos de forma prévia. 

Defina as melhores métricas para a sua campanha

Com os objetivos definidos é hora de entender quais são as melhores métricas para a sua campanha, para quem não conhece, essas métricas ou KPIs, se tratam de indicadores de desempenho e vão te mostrar valores e dados relevantes durante a sua campanha que te ajudam a entender se o objetivo está ou não sendo cumprido. 

Existem várias métricas diferentes como taxa de conversão, ROI, CPC, CPA, CPL, taxa de aberturas e por aí vai, sendo assim, procure estudar de maneira prévia as melhores métricas para a sua campanha, veja quais se encaixam no seu objetivo e conheça melhor sobre elas. 

Coloque tudo de forma fixa e bem distribuída, assim como uma arara de chão para distribuir as roupas, estude sobre as métricas e seja cauteloso nas suas escolhas. 

Colete os dados da campanha

Com as métricas definidas e os objetivos também, é o momento de efetuar a coleta de dados, começar absorvendo as informações conforme as definições nos tópicos anteriores e pegar tudo que for relevante sobre a sua campanha. 

Monitore cada pequeno resultado, segundo as métricas estipuladas e comece a gerar relatórios baseados em todas as informações que estão sendo disponibilizadas no decorrer do seu negócio. 

Lembre-se, quanto mais dados melhor, seja preciso e assertivo, não deixe nada escapar e faça uma coleta completa de todos os dados que forem relevantes para a sua campanha. 

Faça uma análise individual de cada um deles

Com os dados em mão é hora de começar a colocar a mão na massa, assim como na fundição de ferro executada por ferreiros ou empresas de metais fundidos, então comece a fazer a sua análise, arregace as mangas e coloque tudo em prática. 

Veja dado por dado, informação por informação, avalie os relatórios e faça a comparação com os objetivos iniciais. De um lado, você terá os números e os objetivos iniciais, do outro, os dados coletados e os seus resultados. 

Com tudo na sua frente, basta fazer uma análise entre as duas partes para ter uma noção de como está indo o seu desempenho. 

Entenda sua eficácia e faça ajustes caso necessário

Por fim, esse é o momento de entender de fato a eficácia da sua campanha, com tudo em mãos, você terá uma noção se a sua campanha é um sucesso e um fracasso, e até mesmo entender quais são os pontos positivos e negativos aplicados dentro dela. 

Com isso, é possível fazer alguns ajustes e mudanças caso necessário, remova aquilo que for considerado negativo, invista nos pontos positivos e continue suas alterações até chegar nos seus objetivos. 

Em suma, você vai agora entender a eficácia da sua campanha de marketing digital e o seu desempenho, tendo mais conhecimento e seguindo o caminho correto. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 Agência SmartSEO. Todos os Direitos Reservados.