BlogMarketingMarketing de Conteúdo: como criar conteúdo de qualidade e distribuir de forma correta?

Marketing de Conteúdo: como criar conteúdo de qualidade e distribuir de forma correta?

conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia que ajuda a atrair clientes e que usa, para isso, conteúdos relevantes em diferentes formatos. Embora seja uma das principais estratégias de marketing digital, não promove a marca diretamente.

Por falar em marketing digital, é importante dizer que ele deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade para as organizações, uma vez que os consumidores estão conectados o tempo todo.

Qualquer organização que queira continuar relevante no mercado atual, precisa construir uma boa presença online, pois só assim terá visibilidade. Não é apenas estar na internet, mas saber se colocar nela e conquistar a atenção do público.

Marcas que sabem fazer isso são aquelas que se destacam em meio aos concorrentes. Elas utilizam as melhores estratégias para conquistar clientes e entre elas está o marketing de conteúdo.

Essa ação é recomendada por especialistas do mundo todo, só que ainda existem muitos empreendedores que não dominam o assunto.

Para ajudar, este artigo vai mostrar o que é marketing de conteúdo, falar sobre sua importância, os elementos mais importantes dentro dele, como identificar e compreender o público alvo e de que maneira distribuir os materiais na internet.

Definição dessa abordagem

Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia que ajuda a atrair o público para conhecer os produtos e serviços espontaneamente. Isso acontece por meio de materiais relevantes e educativos que atraem interesse genuíno.

O objetivo é fazer com que a marca se torne uma referência perante o público, tudo de maneira gradativa e sutil. Quando o indivíduo estiver pronto e confiante, é convertido em cliente.

Uma agência de empregos especializada em porteiro noturno 12×36 investe em marketing de conteúdo para educar seu público e prepará-lo para a compra.

De que maneira é importante para um negócio?

Investir em marketing de conteúdo é importante por diversas razões, e entre os motivos que mais atraem as organizações estão:

  • Gerar leads;
  • Criar uma jornada para o público;
  • Aumentar as vendas;
  • Construir uma imagem.

As estratégias de marketing digital são capazes de gerar 3 vezes mais leads do que as ações de marketing tradicional, mas para que isso realmente funcione, é fundamental desenvolver um fluxo de produção de conteúdo.

O propósito é fornecer material valioso e criar relacionamentos de longo prazo, capazes de atrair leads qualificados. Isso vai permitir que as pessoas encontrem o negócio, compartilhem seus dados e estabeleçam um relacionamento.

As páginas de conteúdo costumam ser o primeiro ponto de contato entre uma pessoa e uma organização, por isso esses materiais desempenham um papel tão importante na jornada do usuário.

Para uma empresa de monitoramento automotivo, essa jornada é essencial porque dificilmente alguém faz uma compra logo no primeiro contato. Isso leva tempo e é necessário construir uma relação para mostrar que a empresa consegue resolver problemas.

Para desenvolver uma jornada de conteúdos, é necessário trabalhar o funil de vendas em cada uma de suas etapas, sendo topo, meio e fundo de funil. O funil é essencial porque mostra todo o caminho que o cliente faz, desde o primeiro contato até a compra.

O objetivo de qualquer negócio é aumentar as conversões em vendas, mas isso só acontece quando o usuário já possui uma base de conhecimento que vivenciou anteriormente, conhece o negócio, teve contato com seus conteúdos e sabe o que precisa.

O marketing de conteúdo aumenta as taxas de conversão justamente porque oferece toda essa base para o consumidor, mais do que isso, os materiais construíram uma imagem previamente que soube conquistar a confiança do usuário.

Elementos constituintes de um conteúdo de qualidade

Para construir conteúdo de qualidade, a marca precisa trabalhar alguns elementos imprescindíveis. Um deles é o blog, a plataforma onde todos os conteúdos são publicados e que ajuda a expandir a presença da empresa.

Um laboratório veterinário popular também precisa trabalhar com e-mail marketing porque ele ajuda a distribuir os materiais e promove conteúdo valioso e relevante para os leitores e potenciais clientes.

Com a popularidade do YouTube, outro elemento indispensável é o vídeo marketing, e vários especialistas afirmam que pessoas que assistem vídeos estão muito mais propensas a comprar do que quem não assiste.

Outra opção é trabalhar com infográficos, um tipo de material que apresenta informações complexas de maneira mais simples para o público.

Muitas companhias também têm investido em whitepapers e e-books porque são voltados para um público que já tem mais conhecimento sobre o negócio. Além disso, acelera as conversões porque o usuário deve preencher um formulário para baixar.

O webinar é uma reunião interativa online e ao vivo na qual os participantes podem fazer perguntas, sendo um elemento fundamental para promover conteúdos novos.

Por fim, para uma escola que vende curso de preenchimento labial, as redes sociais também são fundamentais, porque estimulam o compartilhamento de conteúdos em diferentes formatos.

Identificando o público

O sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo depende do quanto a marca conhece seu público-alvo, então é fundamental saber identificar e compreender a audiência para direcionar melhor os materiais.

Para isso, existem algumas perguntas que devem ser feitas e uma delas é quem são essas pessoas. A organização pode descobrir isso acompanhando o perfil de indivíduos que seguem, curtem, compartilham e comentam as publicações nas redes sociais.

Esse acompanhamento vai ajudar a responder quais são as dificuldades, problemas e desejos das pessoas. Os conteúdos não devem ser baseados em achismos, mas com foco em pesquisas embasadas sobre o comportamento do cliente.

Outro passo fundamental é saber onde essas pessoas encontram as informações de que precisam; ou seja, se alguém quiser tirar carteira de carro e moto, é preciso que saiba onde ela estaria pesquisando informações sobre esse documento.

Saber quais são os canais ajuda na hora de se comunicar, o que aumenta o desejo de consumo. A segmentação também depende do benefício do produto, pois as pessoas querem soluções que resolvem seus problemas e facilitam suas vidas.

É indispensável pensar sobre o produto e o problema é que ele resolve, pois isso mostra o benefício que é capaz de oferecer para as pessoas.

Distribuição de conteúdos na internet: como fazê-la?

Existem várias maneiras de distribuir conteúdo na internet, e uma dessas formas é a mídia orgânica. Com ela, não é necessário pagar para que o material seja distribuído e o negócio consegue ser encontrado nos mecanismos de busca e redes sociais.

Tudo parte da qualidade do conteúdo que está sendo produzido, focando no engajamento. Para ser encontrado nas pesquisas orgânicas, uma empresa de tela sombrite decorativa deve otimizar o material com SEO.

Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que melhora os conteúdos para que ele seja encontrado entre os primeiros colocados nos resultados de pesquisa.

Só que a organização deve estar ciente de que a mídia orgânica é um trabalho de longo prazo, contudo, seus resultados são duradouros e trazem excelentes benefícios para o negócio.

Outra possibilidade de distribuição é por meio da mídia paga, ou seja, pagar para distribuir o material em diversos formatos e canais.

É possível impulsionar as publicações nas redes sociais e no Google, e a maior vantagem desse tipo de mídia é a rapidez dos resultados para que o negócio ganhe tempo enquanto constrói tráfego orgânico.

Só que mesmo diante de sua eficiência, uma empresa de demarcação vagas garagem condomínio precisa estar ciente que essa mídia só vai funcionar enquanto houver investimento.

Os conteúdos devem ser publicados em um blog institucional, visto que esse tipo de mídia é mais flexível em relação à linguagem, configuração e layout, para que a marca consiga personalizar e fazer as mudanças necessárias ao longo do tempo.

A conexão com as redes sociais juntamente com o SEO ajuda a desenvolver materiais gratuitos que vão atrair visitantes, aumentar as taxas de visitas no site institucional e melhorar a lista de contatos para conversões.

Uma empresa de limpeza de sofá pode usar as redes sociais para distribuir os conteúdos e alcançar um público maior.

Nessas plataformas, é possível usar tanto a mídia orgânica quanto a mídia paga, usando para isso publicações para os seguidores diretamente na página do negócio.

Outra possibilidade é criar anúncios ou impulsionar as postagens para que mais usuários possam visualizar o que está sendo compartilhado.

Considerações finais

Investir em marketing de conteúdo é essencial para qualquer negócio que queira crescer e construir uma presença forte na internet. São materiais que educam a audiência da marca e conquistam a confiança do consumidor.

Ao longo do tempo, ele passará a confiar mais no negócio, até que, finalmente, esteja pronto para adquirir seus produtos e serviços. É uma estratégia inteligente e que pode ser usada por qualquer tamanho ou segmento de empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 Agência SmartSEO. Todos os Direitos Reservados.