BlogSem categoriaMarketing de Geolocalização: por que utilizar essa estratégia?

Marketing de Geolocalização: por que utilizar essa estratégia?

geolocalização

Saber como elaborar uma comunicação específica com o público pode ser um dos pontos mais importantes para que haja uma elevação efetiva de vendas. Por isso, o marketing de geolocalização vem se tornando uma das possibilidades mais importantes nesse sentido.

Comunicar-se com um mercado sempre foi um desafio para as empresas, uma vez que há uma diversidade bastante grande dentro do público e, também, as empresas possuem objetivos distintos.

Cada passo dado, portanto, precisa de algumas considerações a respeito de como que aquela empresa quer impacto e, também, que haja uma orientação a respeito dos dados fornecidos pelo público a respeito de seus hábitos de consumo.

Esses são pontos que funcionam como uma tradução estratégica de elementos que são bastante naturais dentro de uma lógica comercial, uma vez que, por exemplo, os comércios de bairro já se baseiam nessa lógica há anos.

Todo mundo conhece algum farmacêutico ou dono de loja de material de construção que pode tirar suas dúvidas e que, com isso, fornece o que o cliente precisa se baseando em seus relatos.

O marketing, nesse caso, acaba se reconhecendo dentro dessas dinâmicas e busca orientar algumas formas de, mesmo que a distância, criar algum tipo de proximidade a partir desses elementos.

Afinal de contas, um cliente que está buscando um serviço de recurso multa DNIT excesso velocidade, seja pessoalmente ou remotamente, está buscando orientar uma resolução de problemas que pode trazer algumas dúvidas.

Pensando nisso, as plataformas responsáveis podem criar uma central de ajuda, garantindo que não haja nenhuma orientação que saia do esperado por parte do cliente, o que pode prejudicar ele e a empresa.

A importância da segmentação

Diante de todos esses pontos, uma das formas de gerar algum tipo de proximidade, principalmente dentro de uma lógica digital é, justamente, a partir da segmentação que pode ser orientada por alguns aspectos importantes.

Nesse caso, esse sempre foi um fator importante para qualquer tipo de empresa, independente do tempo de atuação, mas é importante que haja uma compreensão a respeito disso.

Durante muitos anos, o mundo empresarial se baseou na comunicação da massa para produzir algum tipo de impacto no público, o que, para algumas empresas, poderia representar um esforço grande para resultados menores.

A busca pela segmentação vem, justamente, para tentar reduzir o nível de comunicação sem eficiência, fazendo com que houvesse algum tipo de impacto qualificado dentro de algumas instâncias.

Se, porventura, uma empresa que trabalha com exaustor axial industrial 30 cm estivesse buscando impactar seu público, certamente, a televisão no horário nobre não seria a melhor solução.

Assim, a busca por revistas especializadas nesses segmentos industriais e de gestão de negócios poderia ser um fator importante, tal como a busca direta pela prospecção de clientes.

Seja como for, a segmentação foi um fator fundamental, mas um tanto quanto difícil de atingir, o que mudou bastante nos últimos anos.

Hoje em dia, o mundo digital consegue dividir o público por segmentos cada vez mais específicos, indo de aspectos demográficos até os hábitos mais detalhados de consumo.

Desta forma, um fabricante de GNV em carro turbo consegue fornecer seu equipamento para as mecânicas que lidam diariamente com esse tipo de caso ou, no caso da venda para o consumidor final, é possível encontrá-lo com mais facilidade, também.

O que é marketing de geolocalização?

Com o passar dos anos, algumas ferramentas foram surgindo, o que deu uma credibilidade ainda maior para garantir que as empresas estivessem cada vez mais inseridas dentro de um contexto digital.

Se a busca pela segmentação sempre foi um ponto importante, é essencial que haja uma sustentação que consiga lidar com o tanto de possibilidades que esse novo universo trouxe para orientar um impacto objetivo.

O marketing de geolocalização, nesse caso, surgiu como uma forma de entender quais são as ferramentas que podem interagir com um impacto baseado na localização do cliente para que, assim, houvesse uma elaboração objetiva a respeito dos impactos.

Logicamente, há uma série de outras possibilidades de segmentação, o que, em grande medida, pode fazer com que qualquer empresa consiga ter um bom resultado dentro de seu mercado.

Um cliente que pesquisa por “álcool em gel para lembrancinha pode participar de uma segmentação extremamente específica, o que o levará, certamente, para os sites que apareceram para ele nesse resultado.

A geolocalização, no caso, consegue sustentar algumas dinâmicas específicas a respeito desse mesmo perfil de pesquisa, mas que pode gerar algum tipo de facilidade a partir de uma lógica de hora e local.

É importante dizer que, por exemplo, um cliente que está em uma localidade e em busca de algum lugar para comer, no momento em que ele pesquisar, haverá uma série de resultados que vão informar para ele as opções de onde ele pode ir.

Além disso, é possível que uma empresa tenha essa orientação para que haja uma lógica de delivery para fretes grátis, também.

Pontos positivos

Como é possível perceber, em toda a história do mercado, há uma orientação que busca a elevação de frequentadores dentro de uma loja ou de uma lógica de negócios de fornecimentos para o mercado B2B.

Esse é um fator importante, o que pode ser compreendido como, inclusive, uma forma de afirmar que aquele é um bom local, afinal de conta, se um restaurante é bom, certamente, ele estará mais cheio.

O marketing de geolocalização parte desse mesmo princípio, mas dentro de um lógica digital, o que pode fazer com que mais empresas apareçam para o cliente de forma bastante elaborada.

Supondo que um transeunte esteja andando por um centro comercial em busca de uma lona do circo, isso pode ficar limitado ao seu campo de visão em uma determinada rua, mas o marketing de geolocalização mudar essa realidade.

Uma vez que é possível que haja um oferecimento dos produtos dentro de todo o bairro, o que, em grande medida, pode elevar as suas chances de encontrar a loja.

Desta maneira, o marketing de geolocalização pode trazer alguns benefícios importantes que precisam ser considerados:

  • Segmentação;
  • Aumento de frequência local;
  • Política de fretes vantajosa;
  • Maior identificação.

Esses são fatores importantes que podem unificar as estratégias digitais com as perspectivas analógicas.

Padrões e elementos essenciais

O marketing de geolocalização, nesse caso, pode funcionar a partir de algumas categorias que são essenciais dentro dessas possibilidades.

Geotagging

O geotagging é um dos elementos mais importantes, uma vez que as empresas precisam marcar suas localizações dentro das plataformas de atuação para que, assim, haja um impacto qualificado.

Desta forma, quando uma pessoa busca por um envelopamento automotivo transparente, as empresas mais próximas que fizeram esse tipo de estratégia poderão ter uma abordagem mais precisa quanto a esse tipo de serviço.

Geofencing

Esse é um elemento bastante complexo, uma vez que ele trabalha com a movimentação de uma pessoa dentro de uma cidade, por exemplo.

Nesse caso, é possível que haja uma elaboração de impacto que vai desde e-mail marketing até SMS no celular, quando um cliente se aproxima de algum estabelecimento.

Geotargeting

Essa é uma forma publicitária de impacto geográfico, uma vez que, a partir de informações detalhadas sobre locais de moradia, será possível saber como garantir um impacto dentro de uma lógica como essa.

Isso por acontecer, inclusive, a partir do mapeamento de outras empresas, o que pode fazer com que uma indústria especializada em extrusão de aluminio consiga oferecer seus serviços de forma segmentada, também.

Como elaborar essa estratégia?

Baseando-se em todos esses pontos, é importante que haja uma compreensão de como elaborar uma boa estratégia de marketing de geolocalização.

Conhecer o público

Antes de qualquer coisa, é preciso que uma empresa saiba qual é o perfil de consumo de seu público, uma vez que esse pode ser um agente definidor para entender a respeito de como ela consegue segmentar.

Nesse caso, uma mecânica que trabalha com a implementação de acelerador a esquerda certamente precisará orientar uma lógica de impacto para os clientes irem até ela, o que não funcionaria dentro de uma lógica de vendas de alguns outros produtos.

Ter um objetivo claro

Nesse caso, é preciso que a empresa entenda o que ela está buscando ao implementar o marketing de geolocalização, uma vez que cada fator desses pode gerar algum tipo de consequência.

Se a busca é por uma orientação de fidelização, é importante que se tenha uma comunicação mais próxima, mas se, por exemplo, a ideia foi elaborar uma lógica de fretes vantajosos, é possível criar um outro tipo de abordagem.

Definir ferramentas e padrões

Nesse caso, é possível perceber que o mundo digital fornece uma série de ferramentas que podem auxiliar na hora de criar uma dinâmica de impacto.

Por essa razão, é importante que haja uma sustentação a respeito da plataforma, mas, também, que se tenha claro quais são os padrões de tags utilizadas pela empresa.

Considerações finais

Segmentar um público é, de fato, um dos pontos mais importantes para que haja uma elaboração de impacto cada vez mais sólida.

É por isso que o marketing de geolocalização se tornou um dos grandes pontos de elevação de vendas dentro do mercado.

Não há como pensar em uma orientação que não passe, pelo menos, por uma sustentação a respeito da localização do cliente.

Então, saber como elaborar uma dinâmica que consiga compreender a respeito do geotagging, geofencing e geotargeting pode auxiliá-lo na hora de sustentar um impacto no cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 Agência SmartSEO. Todos os Direitos Reservados.