BlogAlgoritmoAtualização do algoritmo do Google em maio 2020 e o impacto no SEO.

Atualização do algoritmo do Google em maio 2020 e o impacto no SEO.

Danny Sullivan, do Google, confirmou que uma atualização do algoritmo principal do Google foi lançada dia – 4 de maio de 2020.

A atualização será oficialmente conhecida como “Atualização principal de maio de 2020”.

O Google está um passo à frente da comunidade de SEO quando se trata de nomear essas atualizações, pois a empresa agora assume o padrão genérico de mês / ano.

Caso contrário, eu apostaria que todos ficaríamos tentados a se referir a isso como a atualização de “o quatro de maio” – ou algo nesse sentido.

Atualização 15:52: Horário em que a atualização principal de maio de 2020 foi lançada.

Atualização importante do Google COVID-19

Segunda principal atualização em 2020

Esta é a segunda atualização confirmada do Google para 2020 até agora, levando em consideração que a primeira foi em janeiro quando ainda pandemia do COVID-19 não estava no radar de ninguém.

Parece uma vida atrás, considerando como o mundo mudou entre então e agora.

Com isso dito, isso responde efetivamente a qualquer dúvida sobre se o Google fará uma pausa nas atualizações principais em meio à pandemia de coronavírus.

A resposta é: não !

Embora isso não seja necessariamente uma coisa ruim, e ao longo deste post vou explicar o porquê.

O objetivo principal das atualizações

As atualizações principais foram projetadas para produzir efeitos amplamente visíveis nos resultados de pesquisa em todos os países e idiomas.

Os sites inevitavelmente notarão quedas ou ganhos nas classificações de pesquisa quando uma atualização principal for lançada.

Alterações nas classificações de pesquisa geralmente refletem a relevância do conteúdo.

Ou seja, se o conteúdo ganhou relevância desde a última atualização, ele será movido mais alto nas classificações. O oposto também é verdade.

Depois, há conteúdo recém-publicado que não existia no momento da última atualização. Tudo isso deve ser reavaliado em relação ao conteúdo existente anteriormente.

Simplificando, as classificações podem se mover bastante.

Sendo esta a primeira atualização desde a pandemia, a Atualização Principal de maio de 2020 tem o potencial de ser especialmente volátil.

Primeira atualização principal desde o COVID-19

A última atualização principal foi lançada na segunda semana de janeiro de 2020.

Na época, o coronavírus e o COVID-19 mal estavam no radar de ninguém. Agora isso não poderia estar mais longe da verdade.

O mundo mudou rapidamente quando o coronavírus foi declarado uma pandemia, que veio com mudanças significativas no comportamento de busca dos usuários.

Hoje, o Google disse que nunca houve tantas pesquisas por um único tópico quanto o COVID-19.

O COVID-19 mudou o que as pessoas precisam nos resultados de pesquisa do Google.

Seja na busca de informações sobre o próprio vírus, sobre locais que oferecem serviços remotos ou onde comprar on-line os produtos necessários.

Há muitas coisas que ganham relevância que antes não eram tão relevantes para os pesquisadores.

Por outro lado, as categorias que antes eram altamente relevantes não estão sendo pesquisadas por tanto.

Por exemplo – pesquisas relacionadas a viagens, turismo, entretenimento ao vivo e eventos presenciais estão em baixa. Só para citar alguns.

Com a atualização principal de maio de 2020, o Google enfrenta o desafio único de acompanhar como o mundo está pesquisando.

Com o tempo, veremos se as pessoas estão achando mais fácil acessar as informações de que precisam através da Pesquisa Google.

Boom para o mercado de SEO?

Se a atualização principal de maio de 2020 acabar sendo tão potente quanto possível, pode ser uma coisa boa para os SEOs.

Não é segredo que, em meio à crise econômica, as empresas estão demitindo funcionários e os clientes estão interrompendo os serviços.

Os serviços fornecidos pelos SEOs são especialmente valiosos sempre que ocorre uma atualização do algoritmo.

Quanto mais volátil a atualização, mais valiosos esses serviços se tornam.

Isso significa que os SEOs poderão em breve se encontrar em uma posição em que haja um aumento significativo na demanda por seu trabalho.

Será interessante ver quantas empresas de repente têm espaço em seu orçamento para SEO quando a atualização principal de maio de 2020 for totalmente lançada.

Atualização principal de maio de 2020: O que fazer?

As orientações do Google sobre esta atualização permanecem exatamente as mesmas de todas as atualizações principais do passado.

Historicamente, o Google sempre disse que não há nada para “consertar” se a classificação cair após uma atualização principal.

Em vez disso, os proprietários de sites são rotineiramente aconselhados a tornar seu conteúdo o melhor possível.

Interpreto isso como: esforce-se para tornar cada parte do conteúdo o recurso mais holístico da Web para a consulta específica de um usuário.

Existem muitas outras interpretações dos conselhos do Google sobre como lidar com o impacto de uma atualização principal.

Depois de ler este super guia, me conte: como você pretende mudar suas atitudes com relação ao SEO em 2020?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2024 Agência SmartSEO. Todos os Direitos Reservados.