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Marketing Integrado: Você sabe o que é?

Marketing Integrado

O marketing integrado é uma estratégia que utiliza diferentes tipos de mídia para transmitir a ideia da marca ou contar uma história.

Uma campanha desse tipo pode começar com um anúncio transmitido na televisão, por meio de um personagem memorável e que vai aparecer em outros canais, como nas campanhas do YouTube, redes sociais, outdoors e expositores de lojas.

O marketing do personagem em canais complementares aumenta a conscientização do cliente e facilita a associação com a marca.

Mas para trabalhar essa estratégia corretamente, é necessário incluir um logotipo e um slogan marcantes, assim como trabalhar uma boa estética visual. Tudo precisa ser constante em cada canal, pois a consciência agrega mensagem e o reconhecimento da marca.

A conscientização e a associação são os resultados esperados, além disso, a empresa consegue incentivar os consumidores a se envolverem com suas ações nas redes sociais, compartilhando e criando conteúdos.

Esse tipo de estratégia ajuda a envolver os clientes de maneira profunda, além de ser mais econômico, principalmente para pequenos negócios com orçamentos modestos.

Visto isso, este conteúdo vai explicar a importância do marketing integrado, os benefícios que ele oferece, como ele funciona, o que fazer para aplicá-lo do jeito certo e quais são os elementos essenciais para seu funcionamento.

Importância do marketing integrado

Alguns gestores de marketing e empreendedores acreditam que a consistência do marketing integrado depende apenas da mesma paleta de cores e do mesmo slogan em diferentes canais, mas a verdade é que essa estratégia está muito além disso.

É fundamental entender o funcionamento de cada mídia e estabelecer uma comunicação adequada ao momento em que o cliente se encontra. É assim que o negócio vai conseguir conduzir o prospect para uma ação efetiva.

Para fechar negócio com aquele cliente que está pesquisando sobre aluguel de touro mecânico preço , a empresa precisa trabalhar com ofertas adequadas e conteúdos adaptados às plataformas usadas pelo usuário.

O objetivo é desenvolver uma história que considere aspectos relevantes para a persona e que ajudem a posicionar o negócio como referência em seu segmento de atuação.

Facilitar o contato do prospect com a empresa em diferentes canais facilita o processo de venda, pois o consumidor vai conseguir reunir várias informações sobre a empresa na hora de tomar a decisão.

A grande relevância do marketing integrado é facilitar a vida do potencial cliente e fazê-lo entender a comunicação e os diferenciais da companhia. Além disso, ela se mostra disponível para ajudá-lo no que precisar.

Quais os benefícios do marketing integrado?

De modo geral, o marketing integrado traz diversos benefícios para a empresa, independentemente de seu segmento de atuação, e entre os que mais se destacam estão:

  • Aumento do valor da marca;
  • Maior aceitação do público;
  • Clientes mais fiéis;
  • Alto poder de atração.

Se um fabricante de fivela para roupa estiver bem posicionado em seu mercado, é porque possui uma equipe focada no mesmo objetivo. Além disso, os produtos e serviços estão de acordo com as necessidades dos clientes.

Os departamentos de atendimento estão integrados com as vendas, a logística está integrada ao marketing e a inteligência de mercado atua em conjunto com a equipe de marketing.

Tudo isso ajuda a atrair mais clientes e gera impactos diretamente na maneira como as pessoas percebem o valor do negócio.

Às vezes, a empresa perde uma oportunidade por conta de erros na hora de entregar o produto ou serviço, e quando isso acontece, as falhas precisam ser identificadas e corrigidas.

Qualquer fator de rejeição do cliente precisa ser estudado e a equipe deve trabalhar para solucionar as questões com agilidade, mas isso só é possível quando existe integração.

Uma equipe alinhada trabalha com mais agilidade e oferece soluções compatíveis com os desejos dos clientes. Por conta disso, a fidelização se torna um benefício direto e uma das maiores vantagens do marketing integrado.

Os clientes fiéis de uma marca de fone de ouvido personalizado lembrancinha são aqueles que tiveram uma boa experiência com a marca, e essa legião de fãs faz com que a empresa tenha um bom poder de atração e conversão.

Funcionamento do marketing integrado

O funcionamento do marketing integrado depende de uma estratégia elaborada para integrar a comunicação e as experiências interativas.

Para atuar dessa forma, ele depende de mídia paga, mídia própria e exibição orgânica, pois esses recursos tornam a experiência de compra muito melhor, independentemente do caminho percorrido para interagir com a empresa.

O atendimento é feito por alguém que conhece toda a jornada do cliente e oferece respostas coerentes em todos os processos. Ao fazer isso, a organização consegue entregar valor e resolver o problema do cliente.

De que modo aplicar o marketing integrado?

Para aplicar o marketing integrado, a primeira coisa que um fabricante de caixa de papelão para CPU precisa fazer é traçar as metas e objetivos que pretende alcançar.

Lembrando que cada segmento trabalha com clientes que possuem necessidades distintas, desse modo, o planejamento deve estar de acordo com o público.

Outro objetivo do marketing integrado é compor ferramentas e equipes que tragam um resultado completo. Tendo isso em vista, é necessário que os profissionais de marketing, vendas e assessoria estejam alinhados na jornada do cliente.

É assim que a empresa vai acolher o consumidor em todas as etapas e trabalhar com estratégias personalizadas. Mas a tecnologia precisa fazer parte para automatizar os processos burocráticos e complexos.

Com a ajuda de alguns recursos tecnológicos, a equipe consegue se concentrar nas tarefas mais importantes e incentivar as tomadas de decisão do cliente de maneira positiva.

Por fim, é indispensável conhecer as melhores ferramentas e estratégias do marketing digital para aplicar o marketing integrado.

Dependendo do nicho em que o negócio atua, as estratégias podem ser diferentes, além disso, cada ferramenta e ação consegue alcançar um público específico.

Com isso em vista, para que um fabricante de prótese texturizada consiga resultados mais assertivos, precisa conhecer tudo sobre as estratégias disponíveis.

Elementos essenciais do marketing integrado

Para fazer marketing integrado, a empresa precisa investir em alguns elementos essenciais, e entre eles está a estratégia omnichannel.

Seu objetivo é conectar todos os pontos de contato da organização com o cliente para proporcionar uma experiência única.

Outro elemento crucial é o comportamento da persona, visto que a empresa precisa entender quais são as preferências, tipos de conteúdo que o cliente ideal consome, os canais que costumam acessar, sua rotina e os assuntos de interesse.

Basicamente, todos esses aspectos vão ajudar a construir ações que se conectam com o público em todos os pontos de contato.

Uma clínica especializada em exame bioquímico veterinário também precisa deixar o cliente confortável, pois a integração não deve acontecer apenas na comunicação e nos canais de marketing.

A organização também precisa de uma identidade visual com design consistente porque isso ajuda o consumidor a se situar dentro dos canais da empresa.

Isso significa saber trabalhar itens como cores, estilo e outros elementos visuais, todos alinhados ao produto ou serviço oferecido.

Outro elemento fundamental é a criação de conteúdos que estejam de acordo com os interesses da persona, aliás, isso deve estar presente em qualquer estratégia de marketing.

Para desenvolver conteúdos integrados, é importante que os materiais sejam trabalhados de modo que possam ser replicados em outros canais.

Por exemplo, se uma clínica de fisioterapia em animais de grande porte lançou um e-book, pode aproveitar alguns trechos para criar publicações para as redes sociais ou compartilhar o conteúdo no LinkedIn.

A tecnologia também é um elemento fundamental do marketing integrado, visto que existem diversos aplicativos e plataformas que colaboram com o gerenciamento das campanhas e fornecem dados para analisar qual estratégia traz o melhor resultado.

Porém, para que todo esse trabalho alcance seus objetivos, é necessário que a equipe responsável pela execução das estratégias também esteja integrada.

A companhia deve desenvolver uma cultura de integração entre seus colaboradores, pois só assim eles estarão na mesma sintonia.

No entanto, a cultura da empresa não surge da noite para o dia, muito pelo contrário, ela depende de todo um processo de construção.

Dentro de uma clínica de tratamento para mulheres alcoólatras , isso acontece por meio de uma comunicação clara com todos os membros da equipe.

Considerações finais

Em síntese, investir em marketing integrado é um processo constante que envolve maneiras de integrar a comunicação no dia a dia para alcançar os melhores resultados.

Assim como outras estratégias, ele também depende da análise de métricas, testes, erros e aprendizados que vão permitir que o negócio aperfeiçoe suas ações cada vez mais.

Esse é um tipo de marketing muito interessante para empresas que queiram conectar suas ações para que tudo funcione em conjunto e em sincronia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


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